Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2005 - 16h31

Tempestade Beta causa retirada de milhares na região do Caribe

Publicidade

da Folha Online

Milhares de pessoas que moram em regiões de alto risco na região caribenha da Nicarágua começaram a ser retiradas e levadas para locais seguros devido à aproximação da tempestade tropical Beta, que chegará ao continente como um furacão no próximo domingo.

Um total de 12 mil moradores da zona costeira da Região Autônoma do Atlântico Norte (Raan) --onde Beta deve chegar ao continente-- serão retiradas, informou o presidente nicaragüense, Enrique Bolaños, após coordenar operações com o Exército.

Segundo Bolaños, Beta mudou de rumo e deve passar perto da fronteira norte do país e atravessar Honduras. Projeções iniciais indicavam que Beta atravessaria a região norte da Nicarágua antes de se dirigir para o oceano Pacífico.

O presidente espera que, com a mudança de direção, o impacto de Beta "não seja tão grande, mas, venha o que vier, estamos preparados para salvar as vidas dos moradores", disse. Bolaños pediu ainda que a população se mantenha "tranqüila e alerta".

Retirada

Cerca de 4.000 pessoas que moram na região dos rios do Caribe serão levadas a abrigos no município de Rosita, a cerca de 100 km da costa. Outras 8.000 pessoas dos bairros de Puerto Cabezas (capital da Raan), que moram em regiões baixas e costeiras, serão levadas para locais altos no centro da cidade, segundo Bolaños.

Também serão levados para regiões mais altas os moradores das comunidades na região do rio Coco, na fronteira com Honduras.

O governo central enviou mantimentos e remédios suficientes para atender por 15 dias a população que seja deslocada para abrigos temporários.

Localização

De acordo com o mais recente boletim divulgado pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, o centro da tempestade tropical Beta --a 23ª da temporada de furacões do Atlântico--se localizava, no início da tarde desta sexta-feira, 30 km ao sul da ilha da Providência e 305 km ao leste de Bluefields, na Nicarágua.

A tempestade se move para o norte a 7 km/h, causando ventos de até 100 km/h. Segundo o NHC, a tempestade tropical Beta pode se tornar um furacão ainda nesta sexta-feira.

Os vôos aéreos comerciais para a região do Caribe foram suspensos, assim como a navegação na região.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre tempestades tropicais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página