Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2005 - 17h17

Assessor de Cheney renuncia após ser indiciado por falso testemunho

Publicidade

da Folha Online

Lewis Libby Jr.,55, principal assessor e chefe de gabinete do vice-presidente americano, Dick Cheney, renunciou nesta sexta-feira após ser indiciado por perjúrio, falso testemunho, perjúrio e obstrução da Justiça por conta de seu envolvimento no caso de vazamento de informação sobre a identidade da agente da CIA, Valerie Plame, ocorrido em 2003.

Efe
Lewis Libby, assessor de Dick Cheney, renuncia após ser indiciado em caso de agente da CIA
Libby não foi condenado por ter revelado diretamente a informação, mas por ter mentido em seu testemunho à Justiça sobre o caso. Se condenado, pode pegar 30 anos de prisão e pagar US$ 1,2 milhão de multa. Cheney divulgou um comunicado dizendo que aceitava a renúncia de Libby com "grande arrependimento". Ele também afirmou que ao seu ex-assessor foi concedido o direito de inocência. Para Cheney, ele é "o mais capacitado e talentoso homem" que o vice-presidente já conheceu.

O caso atinge diretamente a administração do presidente americano, George W. Bush, e a política de continuidade da Guerra do Iraque, já que Plame era mulher, na época, do embaixador americano Joseph Wilson, um dos maiores críticos do conflito e da suposta acusação feita pelos Estados Unidos de que, em 2002, o então presidente do Iraque, Saddam Hussein, teria comprado urânio do Níger para fabricar armas nucleares.

Nenhuma evidência sobre isso foi encontrada por Wilson, enviado à África em uma missão da CIA e, tempos, depois, pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) que realizou diversas inspeções no Iraque.

O outro envolvido na divulgação da real identidade de Plame --o principal assessor de Bush, Karl Rove-- não foi indiciado dessa vez, mas continuará sendo investigado por Patrick Fitzgerald, o procurador-geral que lidera as investigações.

O vazamento da informação está sendo sendo visto como parte de uma estratégia da administração de Bush em desacreditar Wilson.

Segredos

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, Fitzgerald disse que a investigação estava "substancialmente completa", mesmo assim, ainda não foi finalizada.

Qualquer acusado no caso de Plame que seja levado a julgamento pode colocar na berlinda todos os segredos de Bush sobre a Guerra do Iraque. Libby é considerado "o arquiteto da guerra".

A renúncia de Libby e seu indiciamento acontecem um dia depois que Harriet Miers --a escolha de Bush para ocupar uma das cadeiras da Suprema Corte-- retirou a sua candidatura, por conta de pressões de republicanos e democratas, que não a consideram capacitada para o cargo.

Queda de popularidade

A popularidade de Bush tem sofrido uma queda considerável, principalmente no que tange ao apoio dos americanos à Guerra do Iraque. O presidente também foi bastante criticado por sua atuação no socorro às vítimas do furacão Katrina, que devastou o Estado da Louisiana em 29 de agosto último.

Não há qualquer indicação de que as investigações sobre o caso de Plame atinjam diretamente Bush ou Cheney. O vice-presidente chega até a ser mencionado no indiciamento de Libby, mas ninguém mais foi acusado.

A falta de acusações contra Rove foi recebida pela administração de Bush de várias formas. Isso mantém o principal conselheiro de Bush no cargo, mas o coloca em risco, e sob uma atmosfera de incerteza, já que a investigação vai continuar.

As acusações contra Libby seguem um padrão de outras investigações que afetaram presidentes americanos: inevitavelmente, as acusações provieram justamente de mentiras aos investigadores, e nunca estavam ligadas ao principal objeto de investigação.

Isso ocorreu quando houve o impeachment de Bill Clinton (1993-2001), após o escândalo com Monica Lewinsky e com Richard Nixon (1969-1974), no caso Watergate.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Assessor de Cheney renuncia após ser indiciado por falso testemunho
  • Bush pode enfrentar "dias negros" em seu 2º mandato

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Lewis Libby
  • Leia o que já foi publicado sobre Valerie Plame
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página