Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2005 - 22h12

Tempestade tropical Beta atinge ilha colombiana da Providência

Publicidade

da Folha Online

A tempestade tropical Beta atingiu a ilha da Providência, na Colômbia, nesta sexta-feira, causando fortes ventos e fazendo com que cerca de 300 moradores e 11 turistas fossem levados para abrigos em regiões mais altas.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), Beta--que trouxe ventos de até 104 km/h para a ilha de 5.000 habitantes-- pode se tornar furacão a qualquer momento.

Se isso acontecer, Beta se tornará o 13º furacão da atual temporada do Atlântico e deve atingir a Nicarágua neste domingo (30), como um furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5). Nesta sexta-feira, um aviso de furacão foi divulgado em toda a costa caribenha do país.

O governo da Nicarágua retirou 5.000 pessoas da região costeira e enviou soldados para as regiões mais remotas do país, para ajudar a população após a chegada do furacão.

"Não podemos fazer nada agora em relação à perdas materiais", afirmou o presidente nicaragüense, Enrique Bolaños. "Cuidaremos disso depois, o importante agora é salvar vidas."

Segundo o presidente, o governo está enviando comida, remédios, roupas e outros mantimentos para as regiões que podem ser afetadas por Beta.

Temporada

A atual temporada do Atlântico registrou o maior número de tempestades desde o início da contagem dos recordes, há 150 anos. O último recorde havia sido registrado em 1933.

Na semana passada, a tempestade tropical Alpha foi a primeira a ser nomeada com letras do alfabeto grego, depois que a lista oficial de 21 nomes previstos para as tempestades se esgotou com o furacão Wilma.

Na Jamaica, meteorologistas publicaram avisos de inundação nesta sexta-feira, já que há risco de Beta causar transbordamento de rios, deslizamentos de terra e inundações em algumas partes do país.

Em meio à série de tempestades que se formaram na última semana, o Escritório de Gerenciamento de Emergências e Preparamento para Desastres da Jamaica informou que mais de 120 pessoas foram levadas para abrigos.

Em Honduras --região que Beta pode atingir neste final de semana--autoridades providenciaram abrigos e enviaram comida e mantimentos para as áreas que poderão ser afetadas pela tempestade.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre tempestades tropicais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página