Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2005 - 11h49

Explosões atingem capital indiana e ferem dezenas

Publicidade

da Folha Online

Ao menos três explosões atingiram neste sábado a capital da Índia, Nova Déli, deixando dezenas de feridos. De acordo com redes de TV locais, ao menos dez pessoas podem ter morrido, mas essa informação ainda não foi confirmada oficialmente. Ainda não está claro o que causou as explosões, que ocorreram na região central da cidade.

Segundo a agência de notícias Reuters, as explosões aconteceram com minutos de diferença. A primeira foi registrada perto da estação de trem de Nova Déli, local bastante movimentado, devido à circulação de passageiros, e próxima a um cinema. De acordo com a rede de TV Nova Déli, ao menos 40 pessoas ficaram feridas.

A segunda explosão aconteceu perto do mercado de Sarojini Nagar, uma área bastante popular da cidade. "O impacto foi tão forte que minha casa tremeu", afirmou Kiran Mohan, morador da região, à agência de notícias Associated Press.

Depois, uma terceira explosão foi registrada em Govindpuri, região industrial, localizada na parte sul da cidade Segundo Vir Singh, porta-voz do Departamento de Bombeiros, um ônibus foi atingido. Não há informações sobre número de vítimas nos dois últimos episódios.

Redes de TV locais também chegaram a informar uma quarta explosão, mas a polícia desmentiu a informação.

As explosões acontecem perto do Diwali, o festival hindu das luzes --que começa na próxima semana--, quando mercados e shoppings indianos recebem um número maior de visitantes.

Todas as estradas que circundam Nova Déli foram bloqueadas por policiais.

O governo indiano enfrenta atualmente a oposição de dezenas de grupos extremistas --desde de pequenas organizações, até os extremistas islâmicos da região da Caxemira indiana, que lutam para que essa região seja anexada à parte paquistanesa da Caxemira, de predominância muçulmana. Não houve, até o momento, qualquer declaração oficial do governo de que as explosões tenham sido ataques terroristas.

Além disso, durante o festival de Diwali indianos utilizam muitos fogos de artifício --vendidos e fabricados de forma inadequada-- possibilitando a ocorrência de acidentes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Descarrilamento de trem mata 77 pessoas na Índia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões na Índia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página