Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2005 - 13h25

Beta vira furacão e atinge ilha colombiana de Providência

Publicidade

da Folha Online

O furacão Beta --que chegou à categoria 1 da escala Saffir-Simpson neste sábado, avança sobre a ilha colombiana de Providência, derrubando o telhado das casas, forçando moradores a irem para abrigos e destruindo a rede de comunicações e de eletricidade da ilha.

O 13º furacão a atingir o Atlântico nesta temporada --que começou em 1º de junho passado, e deve terminar em 30 de novembro-- chegou à Providência com ventos superiores a 128 km/h, e deve ganhar força antes de atingir a América Central, o que deve acontecer neste domingo. O governo da Nicarágua emitiu um aviso de furacão a todas as cidades localizadas na costa caribenha do país.

O Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, informou que as casas da ilha --um antigo entreposto de piratas no Caribe e que foi ocupada tempos depois por filhos de escravos americanos-- sofreram "danos extensivos". A maior parte dos 5.000 moradores de Providência fala inglês.

No início da tarde deste sábado, o Beta estava 55 quilômetros a nordeste de Providência e a 195 quilômetros de Puerto Cabezas, na Nicarágua. A velocidade de locomoção do fenômeno era 5 km/h.

Nicarágua

As ilhas de Providência e San Andres --a primeira a ser afetada pelo Beta-- são regiões muito freqüentadas por turistas, e estão localizadas a mais de 700 quilômetros da Colômbia, e apenas 200 quilômetros da costa da Nicarágua.

Nesse país, os soldados estavam ajudando na retirada de milhares de pessoas das áreas de risco. Fortes ventos e chuvas atingiram na noite desta sexta-feira a cidade de Puerto Cabezas.

Ao menos 8.000 pessoas que estavam em áreas de risco na Nicarágua --a maior parte deles indígenas-- foram retirados e levados para escolas. Um hospital também teve que ser esvaziado.

Na Jamaica, meteorologista emitiram um alerta de furacão na noite desta sexta-feira, devido a previsões e ocorrência de fortes chuvas, que poderiam inundar vários rios. Honduras também emitiu um alerta de furacão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre o Beta
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página