Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2005 - 08h48

EUA bombardeiam suposto reduto da Al Qaeda no Iraque e matam 40

Publicidade

da Folha Online

O Exército americano realizou nesta segunda-feira uma nova operação na região oeste do Iraque --já na fronteira com a Síria, matando ao menos 40 pessoas, entre elas 12 crianças, segundo médicos que atenderam as vítimas. Militares disseram que esse foi um "ataque preciso" contra um dos líderes da Al Qaeda no Iraque, e se recusaram a informar quantos civis iraquianos podem ter morrido.

A operação foi realizada tendo como alvo uma casa que era aparentemente usada por um líder da rede terrorista iraquiana --que é vinculada à Al Qaeda de Osama bin Laden, e tem como líder o terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi--, localizada na cidade de Obeidi, a 300 quilômetros da capital iraquiana, Bagdá, muito próxima da fronteira com a Síria, na região da Província de Al Anbar, considerada um dos maiores bastiões da insurgência no país.

Caças americanos também usaram munição teleguiada para atacar uma segunda casa, suspeita de abrigar uma base de ataques contra americanos e forças de segurança iraquianas, informaram os militares americanos.

O comunicado do Exército dos EUA não menciona nenhum ferido e muito menos identifica o suposto líder rebelde assassinado. No hospital local, o médico Ahmed al Ani afirmou que 40 iraquianos morreram, incluindo 12 crianças. Essa informação não foi confirmada pelo governo iraquiano, e é citada por várias agências de notícias internacionais, incluindo a Reuters e a Associated Press.

Bagdá

Forças de coalizão invadiram nesta segunda-feira várias regiões de Bagdá, em uma ação para prender supostos insurgentes que operam na capital.

Ao menos cem pessoas foram presas, todas suspeitas de estarem envolvidas com a insurgência sunita, anunciou o Comando do Exército dos EUA.

Apesar das constantes operações na capital, insurgentes sunitas continuam agindo na região. Neste domingo, homens armados mataram Ghalib Abdul Mahdi, o irmão do vice-presidente xiita Adil Abdul Mahdi.

Oeste

Membros do Exército americano e iraquiano no vale do rio Eufrates --localizado na Província de Al Anbar--, afirmam que as cidades fronteiriças são "porta de entrada" para terroristas vindos da Síria.

Segundo a agência de notícias Reuters, Mohammad al Karbouli, chefe de um clã de Obeidi, afirmou: "Não há insurgentes nessa área. Só moram famílias aqui".

Questionado pela agência sobre o bombardeio, o coronel David Lapan afirmou "O ataque aéreo foi contra uma casa usada por terroristas, e um líder da rede Al Qaeda".

O Exército americano já realizou diversas ofensivas contra supostas bases terroristas no oeste do país, esses últimos meses, como parte dos esforços para conter a insurgência no país.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ofensivas no oeste do Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página