Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2005 - 19h14

Vírus da gripe aviária é identificado em aves do Canadá

Publicidade

da Folha Online

Autoridades canadenses informaram nesta segunda-feira que o vírus H5, causador da gripe aviária, foi identificado em 33 patos selvagens do país. No entanto, ainda não há confirmação se as aves estão infectadas com a variação letal para humanos, que já matou mais de 60 no sudeste da Ásia.

Segundo o médico Jim Clark, da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos, será necessário ao menos uma semana para determinar se os patos --encontrados nas Províncias de Quebec e Manitoba-- estão infectados com a variação H5N1 do vírus.

"É importante esclarecer que a gripe aviária não é um vírus novo entre aves", afirmou. "Estas descobertas não indicam que estamos lidando com a variação do vírus capaz de causar graves doenças", afirmou Clark. "Essa variação causou alta mortalidade entre as aves na Ásia. Os pássaros testados em Quebec e Manitoba estão saudáveis", acrescentou.

Segundo Clark, 4.800 amostras foram coletadas em sete Províncias, em um estudo que foi iniciado antes da proliferação do H5N1 entre as aves do sudeste da Ásia e de partes da Europa.

Humanos

Na Tailândia, autoridades informaram que dois pacientes-- um em Bangcoc e outro na Província de Chiang Rai (norte)-- tiveram resultado positivo nos testes de detecção do vírus causador da gripe aviária.

Em Bangcoc, uma mulher de 50 anos foi internada no hospital Siriraj depois de ser infectada-- aparentemente ao entrar em contato com excrementos de frangos enquanto limpava jaulas para aves, indicaram fontes sanitárias. Ela se encontra estável.

O outro doente-- que também teve resultado positivo em testes iniciais para detectar o vírus H5N1-- está em um centro provincial de Chiang Rai, disse o médico Surin Summanaphun, do departamento de Saúde da província localizada, a aproximadamente 700 quilômetros ao norte da capital.

Epidemia

Segundo Summanaphun, além do doente confirmado existem na província outros sete pacientes com sintomas da gripe aviária, todos em quarentena enquanto são realizadas mais análises para comprovar se têm o vírus.

O ressurgimento da epidemia no país acontece depois que o governo anunciou, no último dia 20, um novo caso de morte por gripe aviária, um ano-- depois da última morte humana devido a esta doença, e quando sua estratégia para lutar contra o vírus parecia dar bons resultados.

A vítima é a 13ª morte no país asiático por causa da doença, que desde dezembro de 2003 causou 62 mortes no sudeste da Ásia, segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página