Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2005 - 21h02

Pinochet será submetido a novos exames psicológicos no Chile

Publicidade

da Efe

O juiz que investiga os crimes da Operação Colombo, Víctor Montiglio, ordenou nesta segunda-feira que o ex-ditador chileno Augusto Pinochet seja submetido a exames psicológicos complementares aos já realizados na semana passada, informaram fontes do tribunal.

A Operação Colombo-- pela qual Pinochet é acusado de ser responsável por 15 crimes-- foi realizada pela polícia secreta da ditadura chilena para encobrir, em 1975, o desaparecimento de 119 opositores ao regime.

Os novos exames foram pedidos pelos psiquiatras e neurologistas que já haviam examinado o militar de 89 anos na semana passada, para determinar se ele está ou não em condições de enfrentar um processo judicial.

O juiz Montiglio recebeu nesta segunda-feira o subdiretor do Serviço Médico Legal (SML), Salvatore Maísto, que lhe transmitiu a inquietação dos especialistas por obter maiores informações que lhes permitam complementar a avaliação já obtida do ex-ditador.

Relatórios

O médico, que supervisionou os exames da semana passada, disse aos jornalistas que os relatórios penais serão entregues na próxima semana, mas se negou a dar mais detalhes.

O juiz Montiglio fixou novas datas para os exames psicológicos de Pinochet, que ocorrerão nos dias 2, 3 e 4 de novembro, e decretou que sejam realizados pelos psicólogos do Serviço Médico Legal Alvaro Aliaga e Omar Gutiérrez.

O promotor Hernán Quezada elogiou a decisão do magistrado, enquanto o advogado de defesa de Pinochet, Pablo Rodríguez, afirmou que os novos exames apenas aumentarão o stress do ex-ditador.

A Suprema Corte chilena, além de suspender o foro especial do ex-ditador, instruiu o juiz Montiglio para que ordenasse exames radiológicos, neurológicos e psiquiátricos, aos quais se somarão agora a avaliação psicológica.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Augusto Pinochet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página