Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2005 - 18h49

Helicóptero dos EUA de ajuda a vítimas é atacado no Paquistão

Publicidade

da Folha Online

Um helicóptero militar americano que participava das operações de ajuda às vítimas do terremoto no Paquistão, foi atacado nesta terça-feira, informou o Exército dos EUA.

No entanto, um porta-voz do Exército paquistanês afirmou que o incidente ocorreu devido à ação de engenheiros que implodiam uma estrada danificada na região.

Em um comunicado, o Comando Central dos EUA informou que o helicóptero CH-47 não chegou a ser atingido e retornou em segurança com a tripulação a bordo até a base aérea de Chaklala, em Rawalpindi, próxima a Islamabad.

No anúncio, o Exército afirma que o helicóptero foi "alvejado por uma granada", mas que não foi identificado o suposto agressor.

O incidente ocorreu perto de Chakothi, cidade próxima da fronteira com a Caxemira indiana, em uma região onde operam muitos grupos militantes que lutam contra o governo indiano.

"Mal-entendido"

Chakothi ficou isolada após o terremoto de 8 de outubro, e o Exército paquistanês trabalha para desobstruir os últimos quilômetros da estrada que separa a cidade fronteiriça de Muzaffarabad --capital da Caxemira paquistanesa.

"Foi um mal-entendido. Um helicóptero sobrevoava a área em que engenheiros realizavam implosões na estrada, e a tripulação pensou que se tratasse de um ataque", afirmou o porta-voz do Exército do Paquistão, Shaukat Sultan.

Segundo ele, as forças americanas cancelaram as operações desta quarta-feira após receber as informações iniciais do Exército.

Terroristas

Entre os grupos militantes paquistaneses, alguns estão ligados à rede terrorista Al Qaeda [de Osama bin Laden].

A Índia acusa o Paquistão de ajudar estes grupos, mas o governo paquistanês afirma que auxilia apenas os militantes que lutam pela independência da Caxemira.

Um porta-voz dos EUA que serve na missão de ajuda às vítimas-- que envolve 900 pessoas e 24 helicópteros-- afirmou que o incidente não irá alterar o compromisso americano com os esforços no Paquistão

"Ninguém ficou ferido, ninguém foi atingido", afirmou Bob Newell. "Não irá causar qualquer impacto em nossa participação na missão de ajuda. Nós continuaremos a apoiar o Exército e o governo paquistaneses", disse.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o terremoto na Ásia
  • Veja imagens do terremoto que atingiu o sul da Ásia
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página