Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2005 - 18h31

Explosão de carro-bomba mata 23 em mesquita xiita no Iraque

Publicidade

da Folha Online

A explosão de um carro-bomba em uma mesquista xiita no centro do Iraque matou 23 pessoas e feriu outras 46 nesta quarta-feira, a poucos dias do final do Ramadã [mês sagrado dos muçulmanos].

Durante este período --que acontece no nono mês do calendário islâmico--beber, comer e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e anoitecer.

O ataque aconteceu em Musayyib--principal cidade xiita, ao sul de Bagdá-- em um dia em que os fiéis se preparavam para o feriado de três dias que marca o final do mês sagrado e deve ter início nesta quinta-feira para os sunitas e nesta sexta-feira (4) para os xiitas.

Musayyib já foi atingida por vários ataques--entre eles, um ataque suicida em julho último com caminhão-bomba, que matou 98 pessoas e feriu 75. A cidade fica na fronteira entre comunidades xiitas e sunitas.

Anteriormente nesta quarta-feira, explosões de bombas deixadas na beira de estradas e ataques a tiros mataram ao menos dez em Bagdá e dois marines morreram após a queda de um helicóptero militar dos EUA, em Ramadi.

O governo iraquiano-- liderado pelas maiorias xiita e curda-- e os EUA lutam contra a insurgência sunita, que matou milhares de pessoas desde a invasão do Iraque, liderada pelos EUA, em março de 2003.

O Exército americano havia alertado para o crescimento da violência com a proximidade das eleições parlamentares de 15 de dezembro. Washington espera que o pleito traga estabilidade para o Iraque.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões de carro-bomba no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página