Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2005 - 02h01

Para Chávez, Bush foi o "grande derrotado" da Cúpula das Américas

Publicidade

da Efe, em Mar del Plata

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste sábado que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, "foi o grande derrotado" da 4ª Cúpula das Américas, que terminou com fortes divergências sobre a abertura do comércio no continente. Para ele, Bush foi embora antes do fim dos debates porque percebeu que sua derrota seria inevitável.

Em entrevista coletiva realizada ao término do encontro de 32 presidentes e dois vice-presidentes do continente americano, Chávez disse que houve "forte pressão" e "uma espécie de chantagem" dos Estados Unidos e do Canadá para que fosse aprovado um pronunciamento a favor de reativar o processo de criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Segundo Chávez, os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a Venezuela se comportaram "como os cinco mosqueteiros" contra essas pressões.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi elogiado pelo líder venezuelano, pela firmeza com que defendeu a posição do Mercosul.

O resultado da Cúpula, para Chávez, mostra que "não se pode impor uma proposta fundamentalista, como é a Alca", e que "começou a surgir uma nova consciência no sul".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cúpula das Américas
  • Leia o que já foi publicado sobre a Alca
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página