Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2005 - 16h22

KFC irá preparar campanha de TV para diminuir temor de gripe aviária

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A rede de restaurantes fast-food KFC (Kentucky Fried Chicken) prepara uma campanha educativa para os consumidores, incluindo comerciais de TV, para estimular o consumo de carne de frango, devido ao temor de uma pandemia de gripe aviária.

Segundo reportagem do site especializado em propaganda "AdAge", a Yum Brands --empresa de restaurantes com mais de 33 mil unidades-- estima que as vendas em suas lojas possam cair entre 10% e 20% nos EUA, repetindo um efeito que atingiu suas operações na China.

A campanha incluirá comerciais de TV que mostrarão que comer carne de frango cozida é seguro para a saúde.

"Nós, como outros, estamos acompanhando [a evolução da gripe aviária] com atenção e estamos desenvolvendo planos de contingência que esperamos não ter de usar", disse a empresa em um comunicado. "A OMS [Organização Mundial de Saúde] tem sido clara em dizer que não se pega gripe aviária de carne de frango cozida, que é perfeitamente segura para se comer."

O mercado de carne de frango movimenta cerca de US$ 50 bilhões por ano, segundo a reportagem. Cientistas têm monitorado a disseminação do vírus H5N1 desde que a doença começou a infectar pessoas em 2004. Os primeiros casos foram registrados no Vietnã e, desde então, mais de 120 pessoas foram infectadas no Vietnã, Camboja, Tailândia e Indonésia, afirmou a OMS. Mais da metade dessas pessoas morreram.

Nos EUA ainda não foi registrado nenhum caso da doença. No mês passado, o subsecretário de Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA, Richard Raymond, disse que as pessoas poderiam, em tese, contrair a gripe aviária de carne de frango mal cozida, diz a reportagem.

Outras marcas produtoras de carne de frango, como a Perdue Farms e a Tyson Foods, prepararam comunicados para tentar dirimir os temores sobre o consumo do produto.

Leia mais
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página