Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2005 - 15h21

Ofensiva dos EUA mata 200 insurgentes, diz ministro

Publicidade

da Folha Online

O ministro iraquiano da Defesa, Saadun Al Dulaimi, anunciou nesta quinta-feira a morte de 200 rebeldes na ofensiva dos Exércitos americano e iraquiano no último sábado (5), em Husayba, na fronteira com a Síria.

"As operações militares terminaram nesta quarta-feira, e o resultado foi a morte de 200 terroristas", declarou o ministro.

Cerca de 2.500 soldados americanos e mil iraquianos participaram desta ofensiva destinada a estabelecer uma presença militar permanente na região do Iraque, na fronteira com a Síria, para deter a infiltração da rede terrorista Al Qaeda no Iraque.

No início de outubro, os EUA lançaram uma operação militar batizada de Punho de Ferro [a quarta maior na fronteira síria desde maio] contra insurgentes e terroristas no oeste do país, envolvendo helicópteros e mais de mil soldados. Os militares americanos disseram que a ação visava tentar combater infiltrações e destruir o refúgio de insurgentes.

O Exército norte-americano alega que a Al Qaeda tomou o controle da região e militantes estrangeiros estariam usando a região fronteiriça para entrar no país e se unir às forças insurgentes, lideradas por Musab al Zarqawi, líder do braço da rede terrorista Al Qaeda no Iraque.

Com France Presse

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ofensivas dos EUA no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página