Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2005 - 14h29

Kuait tem 1º caso de infecção com vírus mais agressivo de gripe aviária

Publicidade

da Folha Online

O Ministério da Agricultura do Kuait confirmou nesta sexta-feira que um flamingo --uma das duas aves encontradas no país, apresentando sinais de infecção da gripe aviária-- tinha o vírus H5N1, variante mais agressiva da doença, que já provocou a morte de milhares de animais e de cerca de 60 pessoas na Ásia.

Ontem, o governo tinha anunciado o aparecimento dos dois primeiros casos de gripe aviária, sem especificar qual era o tipo de vírus encontrado nas aves.

Mohammed al Mihana, representante do ministério, afirmou que novos testes feitos nos dois pássaros demonstraram que o flamingo encontrado morto em uma praia do Kuait estava infectado com o H5N1, e a segunda ave, um pássaro importado de um país asiático, estava contaminada com a variante H5N2, menos letal. Ambos os pássaros foram sacrificados.

O governo do Kuait disse não ter indicações de humanos que tenham sido contaminados, e afirmou que ainda não há necessidade de sacrificar animais em larga escala no país.

Al Mihana também afirmou que equipes de prevenção vão continuar a fazer a vigilância contra a doença, que inclui visitas rotineiras a fazendas e mercados onde aves são vendidas vivas. Pesquisadores também analisam os animais que param no país, durante sua rota migratória da Ásia para a África.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página