Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2005 - 22h29

Chávez diz que Bush "foi embora com o rabo entre as pernas"

Publicidade

da Efe, em Caracas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou hoje que seu colega dos EUA, George W.Bush, "foi embora com o rabo entre as pernas" da 4ª Cúpula das Américas porque "fracassou" em sua tentativa de impor a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

"Foi embora pela porta dos fundos e deixou alguns lá (na Cúpula) defendendo a proposta indefensável", declarou Chávez em seu programa de rádio e televisão dominical Alô, Presidente.

O presidente dos EUA foi "derrotado por nocaute" porque a Alca "não foi incluída no documento" da Cúpula, afirmou Chávez, após exibir um vídeo com o discurso de Bush na sessão privada do encontro.

Chávez acrescentou que, diante da falta de consenso em torno da proposta econômica dos EUA, foi aprovada a proposta do Mercosul de incluir na Declaração Final "as duas posições, algo inédito nas cúpulas".

Na Cúpula, realizada semana passada em Mar del Plata (Argentina), o recomeço das negociações para criar a Alca foi apoiado por 29 países e rejeitado pelos integrantes do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai) e Venezuela.

Chávez reiterou sua proposta de submeter a Alca a um "referendo continental", já que os Estados Unidos e seus aliados argumentaram que o Mercosul e a Venezuela eram "minoria".

O chefe de estado insistiu que a América do Sul deve negociar acordos comerciais regionais com Washington "apenas quando houver condições para isso, quando ouvirem nossas solicitações e negociarmos de igual para igual".

As tensões nas relações entre Caracas e Washington começaram com a eleição de Chávez, em fevereiro de 1999.

As críticas dos EUA se referem a uma suposta intenção "totalitária" de Chávez. Já os venezuelanos denunciam a atitude "imperialista e intervencionista".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página