Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2005 - 13h05

Reino Unido anuncia morte de 50 pássaros por gripe aviária

Publicidade

da France Presse, em Londres

Mais de 50 pássaros morreram no Reino Unido devido à gripe aviária, em um local de quarentena de Essex, centro da Inglaterra, onde foi registrada uma epidemia, informou nesta terça-feira um relatório oficial do governo britânico.

As 53 aves --uma espécie de canário-- morreram no centro de quarentena, o que faz o Reino Unido conservar o seu estatuto de país não-infectado pelo vírus H5N1 da gripe aviária, potencialmente perigoso para o homem, informou o Ministério britânico do Meio Ambiente.

A mais provável fonte da epidemia é um carregamento de canários provenientes de Taiwan que estava em quarentena no centro de Essex.

O papagaio proveniente do Suriname, que também esteve em quarentena neste centro, morreu em outubro --acreditava-se que a causa teria sido o vírus da gripe aviária, mas o ministério considera agora pouco provável que a ave tivesse o H5N1.

A confusão se deve à mistura de tecidos do corpo do papagaio com os de canários originários de Taiwan, segundo o ministério.

O vírus H5N1 da gripe aviária já foi detectado em vários países, sobretudo na Ásia. O risco para o homem foi somente demonstrado até agora em contatos freqüentes com aves infectadas.

Leia mais
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página