Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2005 - 08h46

Polícia declara fim das manifestações em toda a França

Publicidade

da Folha Online

Após 21 dias de distúrbios na França, iniciados com a morte de dois adolescentes filhos de estrangeiros --eletrocutados quando supostamente fugiam da polícia--, o governo declarou o fim das manifestações em todo o país. O saldo, até o momento, é de 9.071 veículos incendiados.

No comunicado divulgado pela Polícia Nacional francesa foi anunciado o "retorno à normalidade em todo o país". Apesar disso, entre a noite desta quarta-feira e a madrugada de hoje, outros 98 veículos foram destruídos em focos de protestos que ainda resistem em várias regiões, e 33 pessoas foram presas.

Segundo o site do jornal "Le Monde" desta quinta-feira, o número de carros queimados é "habitual" e "registrado todas as noites" no país.

O número de veículos incendiados na noite de ontem e na madrugada de hoje é muito inferior ao registrado nos dias de maior das manifestações, que começaram em 27 de outubro passado. Para se ter uma idéia, mais de 1.400 carros foram queimados na noite de 7 para 8 de novembro.

Os violentos distúrbios na França tiveram início após a morte acidental de dois adolescentes filhos de imigrantes, que se eletrocutaram ao entrar numa subestação de energia. Eles estariam tentando se esconder da polícia.

Controle

Em 9 de novembro passado, o governo francês declarou estado de emergência em todo o país. Várias cidades e regiões impuseram toques de recolher, e em muitos lugares os jovens --que integraram as manifestações-- foram proibidos de sair às ruas.

Apesar do declínio da violência, ontem o Senado francês ratificou a prorrogação do estado de emergência, que já tinha sido aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira.

O estado de emergência permite que autoridades prendam pessoas envolvidas em atos de vandalismo, limitem o movimento de pessoas ou veículos, confisquem armas e fechem espaços públicos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Onda de violência na França levanta questões sobre política social

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a violência na França
  • Veja mapa com as regiões afetadas
  • Veja imagens da violência na capital francesa
  • Leia o que já foi publicado sobre distúrbios na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página