Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2005 - 06h46

Explosão deixa ao menos 11 mortos em Bagdá

Publicidade

da Folha Online

A explosão de um carro-bomba perto de um mercado de Bagdá, capital do Iraque, na manhã deste sábado, deixou ao menos 11 pessoas mortas e outras 15 feridas, de acordo com informações da polícia local.

O capitão da polícia de Bagdá, Salam Habab, informou à agência de notícias Efe que "um microônibus estacionado por desconhecidos em um mercado local no bairro de Yisr Diala [sudeste de Bagdá] explodiu por volta de 10h30 (5h30 de Brasília) e causou a morte de 11 civis, ferindo outros 15".

Citando como fonte o coronel Nouri Ashour, a agência Associated Press informa que são 13 mortos --incluindo cinco mulheres-- e 21 feridos.

As autoridades ressaltaram que o número de vítimas é provisório e que pode subir. As equipes de resgate estão conduzindo os feridos hospital Al Kindi, segundo fontes do Ministério do Interior mencionados pela France Presse.

Sexta-feira sangrenta

Os atentados deste sábado dão continuidade à grande violência registrada no país na sexta-feira, quando diversos ataques resultaram na morte de 80 pessoas e deixaram ao menos 118 feridos.

Os primeiros ataques, ocorridos na capital do país, Bagdá, tiveram como alvo um hotel muito utilizado por jornalistas estrangeiros. Os atentados seguintes, registrados na cidade xiita de Khanaqin, no leste, atingiram duas mesquitas.

Suicidas entraram com explosivos amarrados ao corpo na Mesquita de Khanaqin e na mesquita xeque Murad --ambas xiitas-- em Khanaqin, 140 quilômetros ao norte de Bagdá, em um momento em que dezenas de fiéis oravam no local.

Segundo a polícia, 74 pessoas morreram e 75 ficaram feridas no local. Todas as sextas-feiras, milhões de muçulmanos se reúnem em mesquitas em todo o mundo para fazer orações nesse dia, que é considerado sagrado.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página