Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2005 - 09h48

Ministros de partido de oposição em Israel devem renunciar na próxima semana

Publicidade

da Folha Online

Ministros do governo israelense que são membros do Partido Trabalhista de Israel (principal grupo de oposição de esquerda) devem apresentar sua renúncia na próxima segunda-feira (21) antes que o Parlamento (Knesset) vote uma lei para sua dissolução.

Entre os ministros que devem renunciar a seus cargos está o veterano Shimon Peres, braço direito do primeiro-ministro, Ariel Sharon, além de três vice-ministros, segundo a agência de notícias Efe.

As cartas de renúncia estão com o novo líder trabalhista, Amir Peretz, que ameaçou Sharon ao dizer que poderia antecipar as eleições gerais.

Representantes do Partido Trabalhista e do bloco Likud (de direita, presidido pelo premiê israelense, Ariel Sharon), começarão neste sábado a negociar uma data para realizar as eleições nas quais os cidadãos elegerão seus candidatos para as 120 cadeiras da próxima legislatura.

Sharon, que enfrenta oposição de um grupo de ministros e deputados da ala extremista do Likud, já teria inclusive dado início aos trâmites técnicos para registrar um novo partido (processo que pode demorar 45 dias), segundo a Efe.

Também na segunda-feira, o primeiro-ministro decidirá seu rumo frente às eleições gerais que devem ocorrer entre o fim de fevereiro e o início de março, segundo acordo feito na quinta-feira (17) entre Sharon e Peretz.

O pleito estava inicialmente previsto para ocorrer apenas em novembro de 2006. O encontro entre os dois aconteceu um dia depois de Sharon ter dito que desejava que as eleições acontecessem o mais breve possível, porque "não quer perder tempo" fazendo campanha eleitoral.

As eleições israelenses sempre acontecem às terças-feiras e não podem ocorrer em feriados. Com isso, o primeiro-ministro poderá escolher entre 28 de fevereiro, 21 de março e 28 de março.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre Ariel Sharon
  • Leia o que já foi publicado sobre Amir Peretz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página