Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2005 - 10h14

EUA e China irão cooperar em combate à gripe aviária

Publicidade

da France Presse, em Pequim

Os presidentes dos EUA, George W. Bush, e da China, Hu Jintao, afirmaram neste domingo que os dois países irão trabalhar juntos para combater o avanço da gripe aviária.

"Decidimos reforçar a cooperação bilateral na prevenção e no controle da gripe aviária (...) Juntos, vamos apoiar e participar das tarefas preventivas na região e no resto do mundo", disse Jintao.

"Os dois países consideram que a ameaça de uma possível propagação da gripe aviária entre seres humanos afeta todos os países", acrescentou.

O presidente Bush disse estar preocupado com uma possível pandemia. "Se [uma pandemia] chegar a acontecer, onde quer que seja, China, EUA, Japão, Coréia do Sul (...) todo o mundo deverá trabalhar em conjunto para identificar, interromper e combater" a doença, disse.

A Apec (Cúpula do Fórum Econômico Ásia-Pacífico), realizada na Coréia do Sul, anunciou ontem, em seu encerramento, que serão adotadas "medidas coletivas práticas" contra uma possível pandemia de gripe aviária.

Na última quinta-feira (17), o governo chinês anunciou a descoberta de dois novos focos de gripe aviária no país, nas Províncias de Hubei (centro do país) e de Xinjiang (noroeste), regiões que já tiveram registro de mortes de animais devido à doença.

Na quarta-feira (16), o governo chinês anunciou que três pessoas já foram infectadas pela doença no país. Não foram divulgados detalhes sobre os três casos confirmados da gripe aviária, mas autoridades chinesas e membros da OMS (Organização Mundial de Saúde) estavam analisando os casos de dois irmãos --um menino de nove anos e uma menina de 12-- que foram internados no mês passado em Hunan, com suspeita de pneumonia. A garota morreu, e seu irmão teve alta do hospital.

A gripe aviária é causada por vários vírus originários de uma cepa comum, identificada pela letra A, da qual surge uma variedade de subtipos que, quando se referem às aves são catalogados como H5, H7, H9. Desde 2003, ao menos 64 pessoas morreram infectadas pelo vírus H5N1, potencialmente mortal para seres humanos. Milhares de aves foram mortas pela doença, ou tiveram que ser sacrificadas, para evitar o contágio.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página