Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2005 - 16h51

Chanceler alemão anuncia intenção de deixar vida política

Publicidade

da Folha Online

O chanceler alemão, o social-democrata Gerard Schröder, anunciou sua intenção de renunciar a sua cadeira de deputado no Bundestag, Câmara Baixa do Parlamento. Ele deixará o cargo depois de votar nesta terça-feira por Angela Merkel como chanceler.

O chefe de governo já havia insinuado que pensava em abandonar quase totalmente a política para voltar a exercer a profissão de advogado.

Nesta terça-feira, o atual chanceler e os legisladores que o apóiam participarão de uma sessão no Bundestag (câmara baixa do Parlamento), na qual será eleito o novo chanceler. A vitória de Merkel --que conta com o apoio de 448 dos 614 legisladores-- está praticamente assegurada.

O predecessor de Schröder, Helmut Kohl, permaneceu no Bundestag quando perdeu as eleições, mas sofreu derrotas políticas, principalmente após um escândalo envolvendo contas secretas.

O ministro das Relações Exteriores do governo de Schröder, Joschka Fischer, disse na ocasião que Kohl não deveria haver voltado ao Bundestag depois de perder a Chancelaria e Schröede parece seguir o conselho de Fischer.

Schröder foi deputado do Bundestag entre 1980 e 1986 --antes de ser chefe de governo regional de Baja-Sajonia (de 1990 a 1998)-- e desde 1998 até agora. A sessão que deverá eleger Merkel terá início sem preâmbulos nem discursos.

A votação será secreta, mas deve acontecer sem surpresas, já que Merkel conta com o apoio de 448 legisladores dos partidos de coalizão que lidera: 226 da União Democrata-Cristã (UDC) e da CSU (União Social Cristã), e 222 do Partido Social Democrata (SPD).

Com "El Mundo"

Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições legislativas alemãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página