Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2005 - 05h13

Bush cogitou bombardear a TV Al Jazira, diz jornal

Publicidade

da France Presse

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pensou em bombardear a TV catariana Al Jazira em 2004, revela nesta terça-feira o jornal britânico "The Daily Mirror", que cita um memorando "ultrasecreto" de 10 Downing Street, a residência do primeiro-ministro Tony Blair.

Uma transcrição de cinco páginas de uma conversa entre Bush e Blair revela que o premiê britânico analisou com Bush um eventual ataque militar contra a TV sediada no Qatar, informa o jornal citando fontes que não foram identificadas.

Segundo a transcrição, que corresponderia à visita de Blair a Washington em 16 de abril de 2004, Bush queria atacar o canal, muito criticado por Washington por sua cobertura da Guerra no Iraque.

De acordo com o "Mirror", Blair advertiu que uma ação como esta contra um bairro comercial de Doha, capital do Qatar, geraria uma reação violenta por parte de um aliado chave no golfo.

Segundo um funcionário do governo britânico, que também pediu para não ser identificado, o ataque foi citado por Bush em tom de brincadeira.

Outra fonte garante que "Bush falou muito sério, do mesmo modo que Blair".

Bush "deu a entender claramente que queria bombardear a Al Jazira no Qatar e em outros lugares. Blair respondeu que isto provocaria um grave problema".

Um porta-voz de Downing Street se negou a comentar o caso.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Jazeera
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página