Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2005 - 11h10

Violência doméstica mata 1 mulher a cada 4 dias na França, diz governo

Publicidade

da France Presse, em Paris

A cada quatro dias em média, uma mulher morre na França vítima da violência doméstica, de acordo com um estudo apresentado nesta quarta-feira pelo governo. Entretanto, os episódios de violência entre casais matam, em média, um homem a cada 16 dias.

O estudo foi publicado dois dias antes da jornada internacional da luta contra a violência que afeta as mulheres e segundo o documento, o a separação é o "momento mais perigoso": 31% dos casos foram registrados nesse período.

"No geral, em 2003 e 2004, 211 pessoas morreram devido à violência conjugal", acrescenta a pesquisa realizada a partir de um questionário, que foi enviado a várias delegacias do país.

No total, 163 mulheres foram vítimas de homens, e e 46 pessoas do sexo masculino morreram devido a agressões causadas por mulheres. Dois casos são relativos a parceiros homossexuais tanto do sexo feminino como do masculino.

"Em função de o problema acontecer entre casais, a morte violenta de um dos cônjuges geralmente implica no suicídio do autor", acrescenta o estudo. Houve 39 suicídios entre os casos registrados, o que significa que em 19% das vezes, o assassinato do parceiro foi seguido por suicídio. Isso significa que 24% dos homens que mataram suas mulheres cometeram suicídio em seguida, contra 4% das mulheres".

"Por um motivo não explicado, o número de mortes ocorridas em 2003 é superior em 77% ao de 2004: 135 casos registrados contra 76 em 2004", afirma o governo francês.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre violência doméstica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página