Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2005 - 08h13

Partido de Sharon lidera pesquisas sobre eleições israelenses

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O novo partido do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, Kadima, supera por ampla margem as outras organizações políticas, segundo várias pesquisas publicadas nesta sexta-feira, quando faltam quatro meses para as eleições legislativas.

De acordo com pesquisa publicada pelo jornal "Yediot Aharonot", o Kadima (Adiante em hebraico) obteria 33 vagas das 120 possíveis no Parlamento (Knesset), enquanto que os trabalhistas teriam 26 deputados (contra os 22 atuais) e o Likud conseguiria eleger apenas 13 legisladores-- atualmente tem 40.

Outras duas pesquisas divulgadas nesta sexta-feira pelos jornais "Maariv" e "Jerusalem Post", e nesta quinta-feira pela rede de TV pública 10, mostravam resultados parecidos.

Se esses números se confirmarem, nenhum partido terá a maioria absoluta necessária para formar um governo e o mais provável parece uma nova administração de união entre Sharon e os trabalhistas, segundo analistas.

Por outro lado, as pesquisas prevêem a queda do partido de centro Shinui, que ficaria com cinco deputados contra os 15 atuais, já que os seus votos iriam para o partido de centro-direita de Sharon.

Os partidos ultranacionalistas (religiosos ou laicos) devem conservar seus 15 deputados após as eleições legislativas de 28 de março de 2006.

Todas as pesquisas foram realizadas com 500 pessoas representativas da população israelense. A margem de erro é de 4,5%, para mais ou para menos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ariel Sharon
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página