Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2005 - 22h05

Bélgica prende 5 suspeitos de ligação com ataque suicida no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Investigadores que trabalham no caso do ataque suicida realizado por uma belga no Iraque detiveram cinco pessoas suspeitas de ligação com suas atividades terroristas, informaram promotores federais nesta quinta-feira.

Apelidada pela mídia local de "camicase belga", Muriel Degauque, 38, convertida ao islamismo, se suicidou em 9 de novembro em um ataque nos subúrbios de Bagdá, no primeiro ataque suicida realizado no Iraque por uma mulher européia.

Segundo um jornal belga, a mãe de Muriel afirmou que a suicida tivera envolvimento com drogas e se tornou muçulmana radical depois de se casar com um belga de origem marroquina.

Investigadores prenderam um tunisiano e dois belgas-- três deles de origem norte-africana-- após operações policiais na Bélgica e na França, segundo informaram os promotores. Os detidos ainda não foram acusados formalmente, mas são suspeitos de posse de documentos falsos e participação em atividades terroristas.

As prisões apontam o receio crescente de que militantes islâmicos utilizem a Bélgica como sede de apoio logístico aos seus ataques em outros países.

Em um caso em julgamento em Bruxelas, 13 homens respondem a acusações de ajuda a um grupo radical apontado como responsável pelos atentados de 2004 em Madri, que mataram 191 pessoas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados suicidas no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página