Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2005 - 15h44

Cerca de 2 mil pessoas marcham em Paris contra desemprego

Publicidade

da EFE, em Paris

Cerca de 2 mil pessoas se reuniram neste sábado em Paris em uma marcha em protesto contra o desemprego, a precariedade das condições de trabalho, as propostas de reforma do seguro-desemprego e as reformas trabalhistas do governo.

Convocados por três associações de desempregados e um sindicato, os manifestantes portaram um cartaz com os dizeres: "contra o desemprego e a precariedade, pela justiça social e novos direitos".

A manifestação teve o apoio do Partido Comunista Francês (PCF), Luta Operária (LO), Sul-Solidários e os anarquistas da CNT, assim como das organizações Attac, União sindical G-10 solidários e o sindicato Confederação Camponesa, do líder francês contra a globalização José Bové.

A marcha fez referência aos oito homens que morreram de hipotermia após terem de dormir ao relento durante a recente onda de frio que atingiu a França.

A outra luta dos manifestantes é contra a proposta da principal associação patronal do país, a Medef (Movimento das Empresas da França, principal organização patronal da França), de reduzir o tempo de indenização do seguro-desemprego.

Associações patronais e sindicatos iniciaram no último dia 8 a negociação de um novo convênio do seguro-desemprego, cujo déficit já atinge a marca de 14 bilhões de euros.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desemprego na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página