Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2005 - 22h02

Mercosul enviará missão de observadores para eleições na Bolívia

Publicidade

da Efe

O Mercosul enviará à Bolívia um grupo de observadores para as eleições de 18 de dezembro, dirigido pelo recém-designado titular da Comissão de Representantes Permanentes do bloco, o argentino Carlos Álvarez.

A informação foi divulgada pelo ministro boliviano de Exteriores, Armando Loaiza, após reunir-se com o subsecretário de Política Latino-Americana da Argentina, Leonardo Franco.

Segundo Loaiza, além de Álvarez, que assumirá seu cargo durante a Cúpula do Mercosul que será realizada essa semana em Montevidéu, também devem viajar à Bolívia outros quatro delegados da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A verificação das eleições que serão realizadas em duas semanas será coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que calculou que pelo menos uma centena de funcionários e personalidades estará na Bolívia em 18 de dezembro.

Apoio

Durante a reunião do Mercosul na capital uruguaia, os presidentes do bloco expressarão a seu colega boliviano, Eduardo Rodríguez, seu "apoio concreto" para o dia da votação.

O subsecretário argentino de Política Latino-Americana, Leonardo Franco, disse que além da cooperação, sua visita a La Paz tem como objetivo preparar a agenda que deve ser discutida no ano que vem pelos dois países nas questões de migração e cooperação econômica.

A visita de Franco a La Paz, acompanhado pelo subsecretário de Assuntos Institucionais, Marcelo Fuentes, foi uma das primeiras decisões do novo chanceler argentino, Jorge Taiana.

A missão deve se reunir nas próximas horas com os candidatos presidenciais e principais dirigentes sociais e autoridades eclesiásticas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página