Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2005 - 12h26

Juízes se opõem à expulsão de jovem envolvido em distúrbios na França

Publicidade

da Ansa, em Paris
da Folha Online

Uma comissão de juízes do tribunal de Pontoise, na França, pronunciou-se nesta quarta-feira contra a expulsão de um jovem mauritano de 21 anos e em situação legal na França que, segundo a Prefeitura de Cergy, nos arredores de Paris, seria culpado por "agressões voluntárias contra um agente de polícia" durante a onda de violência urbana ocorrida em todo o país, entre os meses de outubro e novembro passados.

O rapaz "não será mais condenado e apresenta um bom perfil de inserção na sociedade", segundo os juízes. De acordo com os magistrados que compõem a comissão, a presença do jovem em território francês "não constitui um perigo à ordem pública".

O jovem, que foi acompanhado por seu pai e seu advogado, assim como de uma pequena representação do Movimento contra o Racismo e pela Amizade dos Povos (MRAP, na sigla em francês), se declarou "contente" com a decisão da comissão.

O parecer da comissão é puramente consultivo, e a decisão final sobre a expulsão do rapaz ficará a cargo da Prefeitura de Cergy, responsável pelo requerimento da punição.

A ordem de expulsar da França todos os estrangeiros envolvidos nos violentos protestos --inclusive aqueles em situação legal no país-- partiu do ministro do Interior Nicolas Sarkozy, logo após o fim das manifestações.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre a violência na França
  • Leia o que já foi publicado sobre distúrbios na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página