Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2005 - 13h46

Al Jazira assume ter exibido vídeo antigo da Al Qaeda

Publicidade

da France Presse, em Dubai

A gravação de vídeo na qual Ayman al Zawahiri, considerado o principal estrategista da rede terrorista Al Qaeda, afirma que o chefe Osama bin Laden está vivo e em plena ação é de setembro último, anunciou a rede de televisão Al Jazira, que divulgou a fita nesta quarta-feira.

"Recebemos o vídeo em setembro e difundimos então seqüências consideradas importantes", declarou à France Presse o redator-chefe da TV, Ahmed Sheikh. "Hoje houve um mal-entendido e difundimos esses trechos por engano", acrescentou.

Sheikh se referia a uma gravação em vídeo difundida pela Al Jazira em 19 de setembro e na qual o médico egípcio Al Zawahiri reivindicava, pela primeira vez, de maneira explícita, os mortíferos atentados de Londres no mês de julho.

Na manhã desta quarta-feira, a TV difundiu [como imagens novas] seqüências nas quais a Al Zawahiri afirma que Bin Laden continua vivo e que dirige uma guerra contra o Ocidente.

Segundo a televisão do Qatar, a gravação, que não tem data, apareceu em seu site [e eles a teriam divulgado sem antes checar se tal conteúdo não havia sido reproduzido anteriormente].

As especulações sobre o destino de Bin Laden se multiplicam desde sua última aparição em 27 de dezembro de 2004, quando, em gravação de áudio, designou o islâmico jordaniano Abu Mussab al Zarqawi como o chefe da Al Qaeda no Iraque.

As autoridades americanas acham que Bin Laden, Al Zawahiri e outros altos membros de Al Qaeda estão refugiados em algum lugar das montanhas da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ayman al Zawahiri
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página