Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2000 - 14h32

Panamá pede ao Peru a solução de panamenho condenado

Publicidade

da France Presse
em Lima

O Panamá solicitou ao Peru que devolva o panamenho Pacífico Castrellón, condenado por terrorismo em Lima, disse hoje o chanceler do país centro-americano, José Alemán.

"Novamente pedimos às autoridades peruanas (...) que se busque uma solução para o nosso compatriota Pacífico Castrellón, que foi julgado sem o devido processo", alegou Alemán, entrevistado em seu país por uma rádio peruana.

Castrellón foi condenado a 30 anos de prisão pela Justiça Militar, em 1996, depois de ter sido capturado como parte de uma célula da guerrilha Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA).

Alemán disse hoje que a participação de Castrellón no MRTA "foi muito circunstancial" e considerou que ele "já deve voltar ao país, porque consideramos que já cumpriu uma pena bastante dura" em um presídio de segurança máxima.

Segundo as investigações da divisão policial contra o terrorismo, Castrellón desenhou os mapas do interior do Congresso da República como parte de um plano do MRTA para invadi-lo.

O Governo panamenho estuda um pedido de asilo político solicitado pelo ex-chefe dos serviços secretos do Peru Vladimiro Montesinos, que, desde ontem, se encontra no país.


Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página