Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2005 - 17h13

Candidata à Presidência da Peru renuncia após controvérsia no partido

Publicidade

da Ansa, no Peru

A empresária Jeanette Enmanuel renunciou a sua candidatura à Presidência do Peru devido à controvérsia que sua candidatura gerou dentro do partido Peru Possível, uma semana depois de proclamada, com vistas as eleições de 9 de abril.

O anúncio foi feito ontem à noite pelo secretário-geral do partido governista, Javier Reátegui, que garantiu que Enmanuel decidiu renunciar a sua candidatura para não provocar uma divisão na cúpula do Peru Possível.

Fontes da imprensa afirmam que Enmanuel não gostou do modo que as bases do partido do governo atacaram sua participação, pelo apoio à inscrição do vice-presidente David Waisman, como candidato alternativo, com quem disputou no domingo as eleições internas para representar o partido.

"Uma candidata independente era o ideal para o partido. Alguns dentro do partido consideraram que não e surgiu uma controvérsia. Jeanette decidiu não ser a causa de uma divisão no grupo", afirmou Carlos Bruce, dirigente do partido, em declarações à televisão Frecuencia Latina.

Diante da decisão de Enmanuel, tanto Bruce como Reátegui, muito próximos ao presidente, Alejandro Toledo, anunciaram que não participarão da disputa eleitoral apesar de que tinham aspirações de participar da lista parlamentar.

Enmanuel, de 53 anos, é proprietária da empresa Santanatura, dedicada à preparação e venda de produtos dirigidos à chamada medicina "natural".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página