Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2005 - 22h44

Ex-presidente Gaviria denuncia apoio eleitoral de paramilitares a Uribe

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

O ex-presidente colombiano César Gaviria denunciou que os paramilitares de ultradireita estão apoiando a candidatura do presidente Alvaro Uribe nas eleições de maio de 2006, numa entrevista publicada neste sábado pela revista El Espectador.

"Temos uma presença paramilitar em muitos dos departamentos (do país) e estes militares estão apoiando explicitamente o presidente Uribe", disse Gaviria em referência à influência dessas organizações armadas nas campanhas para as eleições legislativas e presidencial do próximo ano.

De acordo com Gaviria, atual presidente do Partido Liberal, há paramilitares nas listas "uribistas" de candidatos para as legislativas de março próximo.

"Para mim isso é evidente. Os "paras" [paramilitares] estão nessas listas, isso é algo que não precisa ser provado, todo mundo sabe que isso é assim", afirmou Gaviria, ex-secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O ex-governante colombiano se queixou de que Uribe não disse publicamente que não está buscando o apoio dos paramilitares, apesar dos vários pedidos para que fizesse essa declaração.

Uribe está em negociação de paz com os paramilitares. Até o momento, foi possível desmobilizar cerca de 11.000 desses combatentes.

As declarações de Gaviria à revista El Espectador coincidiram com a divulgação neste sábado de uma pesquisa que coloca Uribe como inevitável candidato para as eleições presidenciais, com 66,5% das intenções de voto.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página