Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2005 - 11h56

China diz que contaminação em rio diminui

Publicidade

da Efe, em Pequim

O nível de contaminação no rio Songhua diminuiu "notavelmente", segundo o principal dirigente ambiental chinês, Zhou Shengxian, entrevistado hoje pela televisão estatal.

Ele afirmou que na cidade de Jiamusi, última grande cidade antes da fronteira com a Rússia, a mancha apresenta uma densidade de nitrobenzeno de 0,173 miligramas por litro, frente aos 0,581 registrado no ponto de controle anterior.

A densidade tóxica, afirmou, continuará caindo à medida que a maré negra chegue à cidade de Tongjiang, onde o rio Songhua se une ao Heilongjiang em seu rumo à fronteira russa.

"Deveríamos começar a estimar o impacto das substâncias poluentes no ecossistema e trabalhar para minimizá-lo", afirmou Zhou, cujo cargo equivale ao de ministro do Meio Ambiente.

Zhou foi nomeado diretor da Administração Estatal de Proteção Ambiental (Sepa) no início deste mês em substituição a Xie Zhenghua, que renunciou por causa do desastre ecológico.

A contaminação do Songhua começou em 13 de novembro, quando a explosão em uma usina petroquímica da província de Jilin lançou em suas águas 100 milhões de toneladas de benzeno, uma substância cancerígena.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a contaminação do rio Songhua
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página