Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2005 - 19h06

Israel vai revitalizar a área do Muro das Lamentações em Jerusalém

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O governo israelense anunciou neste domingo que revitalizará a área em torno do Muro das Lamentações de Jerusalém, o lugar mais sagrado do judaísmo, graças a um projeto que custará 15 milhões de dólares.

"O muro ocidental faz parte do patrimônio religioso, cultural e histórico do povo judeu e estes vínculos devem ser reforçados num plano qüinqüenal de desenvolvimento de Jerusalém, capital de Israel", disse o governo num comunicado.

Israel prevê o financiamento de numerosas visitas guiadas de soldados e estudantes e a construção de um centro dedicado ao caráter espiritual do lugar, um estacionamento e uma delegacia. Também serão melhorados os acessos e o sistema de segurança.

"Cerca de cinco milhões de pessoas visitam anualmente este lugar e desejo agir para que cada vez haja mais famílias e jovens o visitem", declarou o primeiro-ministro Ariel Sharon na nota.

O Muro das Lamentações ou Muro Ocidental é o último vestígio do templo judaico destruído pelos romanos no ano 70 e está no setor oriental da Cidade Santa, conquistada e anexada em junho de 1967, um pouco abaixo da Esplanada das Mesquitas, terceiro lugar sagrado do Islã.

Os palestinos consideram que a zona oriental de Jerusalém deve ser a capital de seu futuro Estado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página