Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2005 - 11h39

Belgrado localiza mais um suposto criminoso de guerra

Publicidade

da Efe, em Belgrado

O suposto criminoso de guerra Ratko Mladic foi localizado e pode ser extraditado ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para a antiga Iugoslávia ainda neste ano, segundo informa o jornal de Belgrado "Vecernje Novosti" em sua edição desta terça-feira .

O jornal, que cita "fontes da cúpula estadual", indica que a extradição de Mladic é questão de dias, mas não se espera que ocorra antes desta quinta-feira 15.

Reuters
O suposto criminoso de guerra Ratko Mladic
O "Vecernje Novosti" interpreta como "introdução" à captura desse ex-comandante das forças militares servio-bósnias a entrega pelas autoridades de Belgrado de seu expediente completado ao TPI há poucos dias.

O general Mladic e o ex-líder político dos sérvios na Bósnia Radovan Karadzic são os dois fugitivos mais procurados pelo TPI após a detenção do general croata Ante Gotovina no dia 7 nas Canárias.

Genocídio

Mladic e Karadzic são acusados de genocídio e outros crimes cometidos durante a guerra Guerra da Bósnia (1992-1995) , inclusive o massacre de 8.000 homens muçulmanos em Srebrenica e a invasão de Sarajevo.

A promotora-chefe do TPI para a antiga Iugoslávia, Carla del Ponte, diz acreditar que Mladic está escondido na Sérvia, mas as autoridades sérvias dizem não conhecer seu paradeiro e afirmam estar determinadas a capturá-lo se o encontrarem.

A plena cooperação com o TPI é condição crucial para a aproximação da Sérvia e Montenegro à União Européia (UE) e à Otan (aliança militar ocidental).

A Promotoria da corte internacional esperava a captura de Karadzic e Mladic antes de julho deste ano, quando foi lembrado o 10º aniversário do massacre de Srebrenica, seguido pela finalização de outro prazo informal, o aniversário do acordo de paz de Dayton para a Bósnia, em dezembro.

Nos últimos meses, surgiram na imprensa sérvia várias conjeturas sobre supostas negociações com Mladic sobre sua entrega ao TPI, que as autoridades desmentiram como "intrigas perigosas'. O TPI também exige que a Sérvia entregue ou ajude a capturar outros quatro acusados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Guerra dos Bálcãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página