Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2005 - 23h21

Boca-de-urna aponta que Evo Morales se aproxima de maioria absoluta

Publicidade

da Folha Online

O líder indígena Evo Morales aparece como o virtual ganhador das eleições gerais realizadas hoje na Bolívia, segundo as pesquisas de boca-de-urna.

Às 20h (22h de Brasília), ainda sem qualquer boletim parcial da Corte Nacional Eleitoral, a empresa Mori atualizou sua projeção. O Movimento ao Socialismo (MAS), de Evo Morales, recebe 49% do apoio popular, contra 31% do Poder Democrático e Social (Podemos), do ex-presidente conservador Jorge Quiroga.

A nova projeção da Mori foi feita sobre 50% das seções de votação. No primeiro momento, essa relação era de 45% contra 33%, sobre 25% das mesas eleitorais.

Já a consultoria Apoyo, em um estudo independente, dá 49,8% a Morales contra 32% do ex-presidente Quiroga, sobre uma base de 40% dos votos apurados.

Se o vencedor das eleições presidenciais de hoje não conseguir a maioria absoluta dos votos [50% e mais um dos votos válidos], passará, junto ao segundo colocado, a uma instância parlamentar. Ou seja, o vencedor será definido pelo Congresso.

Os eleitores do líder indígena Evo Morales já iniciaram as comemorações em várias cidades do país. Os militantes do MAS estão reunidos em torno da sede do partido em La Paz.

Com agências internacionais

Especial
  • Enquete: Qual candidato é melhor para negociar com o Brasil?
  • Veja mapa do país e seus departamentos
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página