Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2005 - 18h00

Suíça pede explicações oficiais aos EUA sobre vôos da CIA

Publicidade

da Efe

O governo suíço pediu explicações oficiais aos Estados Unidos sobre a passagem pela Suíça de aviões da CIA [inteligência americana] que supostamente transportavam detidos suspeitos de terrorismo.

Fontes do Ministério das Relações Exteriores afirmaram à agência de notícias Efe que o secretário de Estado suíço, Michael Ambühl, se reuniu na semana passada de forma extra-oficial com a embaixadora dos EUA em Berna, Pamela Pitzer Willeford.

Durante a reunião, da qual não foram divulgados os detalhes, a Embaixadora deu algumas explicações às autoridades suíças sobre os vôos.

No entanto, as fontes afirmaram que essas explicações não tinham caráter oficial e que, portanto, a Suíça ainda quer que os EUA respondam formalmente ao pedido de informação.

Os mesmos vôos serão investigados por uma delegação do Parlamento suíço, que pede para ter todas as informações que o Executivo federal tem, as negociações realizadas pelas empresas envolvidas e o eventual envolvimento dos serviços de inteligência suíços.

Seqüestro

O Ministério da Avião Civil suíço confirmou recentemente que um avião fretado pela CIA tinha sobrevoado várias vezes o território suíço, e para isso contava com uma autorização permanente emitida pelo órgão público.

A aeronave entrou no espaço aéreo suíço 19 vezes entre o início de 2003 e 17 de fevereiro passado.

A imprensa do país relacionou esse último vôo com o seqüestro pelos agentes da CIA do imame Abu Omar em Milão, que havia acontecido no mesmo dia, pois o avião partiu da base americana de Rammstein, na Alemanha, rumo a Aviano, na Itália.

Porta-vozes do Ministério da Aviação Civil disseram que não sabiam se o imame seqüestrado e suspeito de terrorismo estava a bordo do avião, que fez o trajeto de ida e volta no mesmo dia.

Como conseqüência dessa situação, o Ministério suíço decidiu modificar sua política de emissão de permissões anuais para aviões estrangeiros, que agora só são concedidas se os vôos respeitarem as normas de proteção dos direitos humanos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CIA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página