Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2005 - 21h43

Polícia britânica acusa detido de envolvimento em ato terrorista

Publicidade

da Efe

Uma pessoa detida nesta terça-feira em meio a investigações relacionadas aos fracassados atentados de 21 de julho contra a rede de transportes de Londres foi acusada de conspirar para causar uma explosão, informou nesta quinta-feira a Scotland Yard.

O acusado --Adel Yahia, 23, morador do bairro de Tottenham (norte de Londres)-- foi detido na terça-feira (20) pela força antiterrorista da Scotland Yard no aeroporto de Gatwick, ao sul da capital britânica.

Yahia, que foi preso após desembarcar de um vôo procedente de Adis-Abeba, capital da Etiópia, deverá comparecer nesta sexta-feira perante o Tribunal de Bow Street, no centro de Londres.

A polícia afirma que o suspeito --que havia deixado o Reino Unido em junho-- ajudou os autores dos ataques de 21 de julho contra três trens do metrô e um ônibus na capital britânica-- nos quais não houve vítimas porque só explodiram os detonadores, e não as bombas.

Cinco pessoas já foram acusadas por suposto envolvimento direto nos atentados: Ibrahim Muktar Said e Hussein Osman, ambos de 27 anos; Ramzi Mohammed, 23; Yassin Omar, 24; e Manfo Kwaku Asiedu, 32. Todos foram detidos em julho em uma operação antiterrorista feita em conjunto pelo Reino Unido e a Itália.

Os atentados de 21 de julho seguiram os ataques ocorridos duas semanas antes, em 7 de julho, contra três estações de metrô e um ônibus de Londres, que causaram 56 mortos-- incluindo os quatro terroristas suicidas-- e cerca de 700 feridos.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página