Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2005 - 03h35

Belém recupera brilho com milhares de peregrinos na missa de Natal

Publicidade

da France Presse, em Belém

Milhares de peregrinos e turistas assistiram na noite de sábado para domingo à tradicional Missa do Galo de Belém, na Basílica da Natividade, local onde, segundo a fé católica, é o local de nascimento de Jesus Cristo, depois de cinco anos de Intifada. A cidade, localizada na Cisjordânia, voltou a ser palco da "Feira de Natal".

Organizada pela primeira vez em dezembro de 1999, a Feira foi abandonada por quatro anos, mas a diminuição da violência levou à retomada dos festejos.

O Patriarca latino de Jerusalém, Michel Sabbah, pronunciou uma mensagem de paz e esperança e pediu justiça para os palestinos durante a celebração. "Também do lado israelense vimos e escutamos novos sinais e novas expressões. Esperamos que mostrem uma nova visão e uma nova decisão", declarou o Patriarca, em alusão à retirada israelense da Faixa de Gaza.

O Patriarca lançou um pedido aos políticos israelenses e palestinos: "Sejam construtores da vida, não da morte. Aprendam que a destruição, a morte e a luta só trazem mais destruição, morte e permanência da luta".

O pedido de Sabbah coincidiu com a chegada a Belém, para celebrar o Natal, de milhares de peregrinos e turistas, que enfrentaram a chuva e o muro construído por Israel para separar a cidade da Natividade de Jerusalém.

"A segurança para os israelenses quer dizer liberdade e soberania para os palestinos", sublinhou Sabbah.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página