Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2005 - 16h14

Ataques matam 18 e ferem mais de 40 no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Rebeldes mataram 10 policiais e soldados iraquianos em ataques ao norte de Bagdá nesta segunda-feira. Na capital, ao menos oito pessoas morreram em cinco explosões.

Foi um dos dias mais violentos no Iraque desde as eleições de 15 de dezembro, nas quais as facções rivais xiita e sunita votaram para eleger um novo Parlamento.

Em Bagdá, cinco pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas após a explosão em série de quatro carros-bomba, no horário em que a maioria dos iraquianos iam para o trabalho na capital, informou o Exército americano.

Mais tarde, uma motocicleta carregada com explosivos foi detonada em um mercado localizado em um bairro xiita de Bagdá, matando ao menos três pessoas e ferindo outras 23, segundo a polícia.

Posto

No segundo maior atentado contra as forças de segurança em quatro dias, rebeldes atacaram um posto da polícia ao norte de Bagdá, matando cinco policiais e ferindo outros quatro.

A rede Al Qaeda no Iraque reivindicou a responsabilidade pelo atentado. Segundo a rede terrorista, 20 policiais morreram no ataque-- contagem diferente dos dados oficiais da polícia.

No atentado, homens armados saltaram de um microônibus e lançaram morteiros e granadas contra o posto de controle da polícia em Buhriz-- uma pequena cidade a cerca de 60 km da capital, segundo a polícia.

Ao menos seis insurgentes morreram durante um confronto que durou horas, de acordo com a polícia.

Em Dhabab, cidade ao norte de Bagdá, homens armados mataram cinco soldados em diferentes locais, em ataques aparentemente coordenados após os soldados deixarem o trabalho, segundo o Exército.

Em Fallujah, um suicida lançou granadas contra recrutas do lado de fora de um centro de treinamento, matando ao menos dois deles antes de se matar detonando um cinto de explosivos, informou a polícia.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página