Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2005 - 09h20

Iraquianos protestam contra resultado das eleições parlamentares

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

Milhares de iraquianos protestaram nesta terça-feira em Bagdá, Tikrit, Kerbala e Amara contra os resultados anunciados das eleições parlamentares do último dia 15, da qual os xiitas conservadores saíram como grandes vitoriosos.

A manifestação, convocada pela organização Maram, iniciais árabes de "Congresso de rejeição das eleições falsificadas", passou por uma grande avenida do bairro Mansur, zona oeste da capital.

Khalid Mohammed/AP
Milhares de iraquianos saem às ruas para protestar contra o resultado das eleições
O protesto começou com centenas de pessoas e logo aumentou, chegando a 5.000 manifestantes que levavam bandeiras e cartazes com frases em árabe do tipo: "Maram diz não à Comissão eleitoral", "Não à divisão do Iraque" e "Pedimos novas eleições".

Ali Tamimi, porta-voz designado do Maram, que integra 42 grupos e movimentos políticos que questionam os resultados, informou no início da marcha que este "grupo tem por objetivo expressar o repúdio do povo às falsificações dos resultados da comissão eleitoral".

A passeata começou em meio a rígidas medidas de segurança e cercada de oficiais do ministério do Interior.

No campo xiita, centenas de pessoas marcharam nesta segunda-feira em Kerbala, cidade santa que fica cem quilômetros ao sul de Bagdá, para pedir que o primeiro-ministro Ibrahim al Jaafari seja mantido no cargo.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições parlamentares no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições parlamentares no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página