Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2005 - 21h50

Paris analisará vídeo de engenheiro francês seqüestrado no Iraque

Publicidade

da Efe, em Paris

As autoridades francesas analisarão o vídeo divulgado pela rede de televisão Al Arabiya em que aparece o engenheiro francês Bernard Planche, seqüestrado no último dia 5 no Iraque, indicou nesta quarta-feira o Ministério de Assuntos Exteriores da França.

Uma porta-voz do Ministério indicou que será feita uma análise em "profundidade" do vídeo, em que os seqüestradores de Planche, que se identificam como membros da denominada "Brigada pela Vigilância do Iraque", advertem que o matarão se a França não pôr fim a sua "presença ilegítima" em território iraquiano.

O refém apareceu nesta quarta-feira em um vídeo divulgado pela rede de televisão Al Arabiya junto a um grupo de homens mascarados que ameaçam matá-lo.

A porta-voz reiterou o pedido das autoridades francesas para que Planche seja libertado de forma "imediata", pois "nada" justifica seu seqüestro no Iraque, e afirmou que a França faz "o impossível" para tentar acabar com seu seqüestro.

No vídeo, se vê um homem sentado no chão, de bigode e que, em inglês com um forte sotaque, se identifica como "Bernard, de 52 anos, de nacionalidade francesa, de Lyon" e diz que há dois anos trabalha como engenheiro para a companhia de saneamento Rusafa.

"Peço perdão pelos problemas que pude causar aos que tentaram me ajudar. Também peço perdão a minha família pelo mal-estar que criei", afirma o engenheiro em sua mensagem.

Enquanto dizia sua mensagem, dois homens apontavam rifles para sua cabeça.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre seqüestros no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página