Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2005 - 10h22

Terremoto de 5,3 graus na escala Richter atinge o Paquistão

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de 5,3 graus na escala Richter atingiu o nordeste do Paquistão e a região da Caxemira, administrada por paquistaneses e indianos nesta quinta-feira --mesmo local onde um tremor de de 7,6 graus, ocorrido em 8 de outubro passado, matou mais de 80 mil pessoas.

Segundo o governo paquistanês, não há informações sobre vítimas ou danos materiais após o terremoto ocorrido hoje às 3h04 (19h04 desta quarta-feira, no horário de Brasília). Moradores da capital do Paquistão, Islamabad, sentiram o tremor, que também afetou as cidades de Mansehra e Muzaffarabad, capital da Caxemira paquistanesa, localizada sobre o epicentro do terremoto de 8 de outubro.

Especialistas do Centro Sismológico do Paquistão disseram que o terremoto registrado hoje é uma réplica do tremor ocorrido em outubro. Réplicas são tremores de menor intensidade, que acontecem depois de um terremoto de grande magnitude. Durante o choque das placas tectônicas existe uma liberação de energia. Quando não eliminada de forma completa durante o tremor [ou seja, de uma só vez], essa energia passa a ser liberada de forma seqüencial gerando outros tremores, as chamadas réplicas.

O Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o tremor registrado hoje teve 5,2 graus na escala Richter. Não há informações sobre a disparidade de dados entre o centro americano e paquistanês.

Mais de 1.522 réplicas foram registradas no Paquistão e na Caxemira desde 8 de outubro.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o terremoto na Ásia
  • Veja imagens do terremoto que atingiu o sul da Ásia
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página