Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2005 - 14h38

Internautas elegem morte do papa como fato mais marcante de 2005

Publicidade

da Folha Online

Com 31% ou 1.323 votos, internautas que votaram na enquete da Folha Online sobre o fato mais marcante deste ano elegeram a morte do papa João Paulo 2º como o principal acontecimento de 2005. O sumo pontífice morreu em 2 de abril passado, após uma série de complicações de saúde, e foi substituído, 17 dias depois, por Joseph Ratzinger, o papa Bento 16.

A enquete entrou no ar no último dia 20 e registrava 4.230 votos nesta quinta-feira. O resultado da enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores da Folha Online. Se você não participou ainda da enquete, clique aqui para votar. Como a votação ainda está aberta, o resultado varia de acordo com o número de novos participantes e suas escolhas.

A mudança no comando da Igreja Católica após 26 anos de pontificado de João Paulo 2º --reconhecido por seu carisma-- causou comoção em todo o mundo. Mas a morte do líder só fica quatro pontos percentuais à frente da passagem do furacão Katrina pelos Estados Unidos, em 29 de agosto passado, destruindo a histórica cidade de Nova Orleans, na Louisiana, e causando a morte de cerca de mil pessoas. Cerca de 26% ou 1.104 internautas que votaram na enquete elegeram essa catástrofe natural como o fato mais importante do ano, o que o coloca em segundo lugar na lista dos acontecimentos que marcaram 2005.

Em terceiro lugar com 732 votos, ou 17%, está outra catástrofe natural: o terremoto na região da Caxemira indiana e paquistanesa, ocorrido em 8 de outubro último, e que levou à morte mais de 80 mil pessoas. O tremor, que alcançou 7,6 graus na escala Richter, deixou mais de 3,5 milhões de desabrigados na região.

Oriente Médio

A política internacional só aparece como tema de importância para os internautas que votaram na Folha Online em quarto lugar, onde está a retirada das 21 colônias israelenses da faixa de Gaza e outras quatro da Cisjordânia, como o fato que mais marcou 2005, na opinião de 6% dos internautas, ou 252 pessoas.

A violência na França também ganha destaque entre os fatos mais importantes de 2005, e aparece em quinto lugar, com 4% da preferência do internauta. Dos votantes, 185 elegeram os 21 dias de violentas manifestações de jovens na França, entre os meses de outubro e novembro últimos, como o mais importante deste ano.

Em sexto lugar, estão os atentados de 7 de julho passado que atingiram Londres e mataram 52 pessoas, escolhidos como fato mais importante deste ano por 4% dos internautas, ou 158 pessoas.

Especial
  • Enquete: Qual foi o fato mais marcante de 2005?
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o terremoto na Ásia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página