Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2000 - 14h58

Montesinos tinha visto de residência para um ano no Panamá

Publicidade

da France Presse
no Panamá

O ex-assessor da Presidência do Peru Vladimiro Montesinos, que está pedindo asilo político no Panamá, tinha um visto de residência de um ano no país, que venceu no último dia 22 de janeiro, de acordo com uma matéria publicada hoje no jornal "La prensa".

Segundo o jornal, Montesinos, ex-chefe do Serviço Nacional de Inteligência (SIN) do Peru, recebeu no dia 22 de janeiro de 1999, um visto de residência de um ano, depois de "mostrar condições de se manter no país".

O visto foi autorizado pelo diretor de Migração do último governo panamenho, do presidente Ernesto Pérez Balladares (1994-1999), Diego de Olbadía, e pelo subdiretor do órgão Sami Far.

A matéria do "La Prensa" afirma que Montesinos apresentou às autoridades da Migração do Panamá provas de suas condições de se manter no país, entre elas documentos de contas bancárias com depósitos de altas cifras.

A imprensa local publicou hoje a carta enviada à governante panamenha, Mireya Moscoso, na qual Montesinos pede asilo político e se diz vítima de uma perseguição política.

"Excelentíssima senhora presidente constitucional da República do Panamá, Vladimiro Montesinos Torres, cidadão peruano, advogado, apresenta-se à senhora respeitosamente. Digo, como já deve ser do vosso conhecimento, que estou sendo vítima de uma perseguição política em meu país, a qual colocou em grave risco a minha integridade física e me levou a deixar o Peru", relata um trecho da carta.

O documento, cuja autenticidade foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, foi acompanhado pela cópia do passaporte peruano expedido em Lima (capital do Peru) pelo diretor da Migração, Teodoro Rivera, em nome de Vladimiro Montensinos no dia 25 de julho de 1998.

"Recorro ao seu auxílio amparando-me nas normas direito internacional que regulam o asilo político, invocando seu alto espírito de compreensão humanitária e a tradição história que teve vosso país nesta matéria, a fim de solicitar que me dê asilo no Panamá", diz a carta, datada do último dia 24.

O ex-assessor da inteligência entrou no Panamá na madrugada de sábado (23), com um visto de turista de 30 dias, e solicitou formalmente o asilo político ontem, petição que está sendo avaliada pelo Ministério das Relações Exteriores.

No dia 14 de setembro, a exibição do vídeo no qual Montesinos aparece subornando um congressista da oposição para que ele passe a apoiar o governo, iniciou uma grave crise política no país.

A situação obrigou o presidente, Alberto Fujimori, a anunciar dois dias depois da divulgação do vídeo sua decisão de convocar eleições gerais o mais breve possível e a promessa de que não sairá candidato.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página