Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2005 - 16h51

Suposto comunicado da Al Qaeda reivindica ataques em Israel

Publicidade

da Folha Online

Um comunicado atribuído à rede Al Qaeda no Iraque --comandada pelo terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi-- foi postado nesta quinta-feira em um site islâmico, e reivindica o lançamento de mísseis contra o Estado israelense. O texto não diz quando esses ataques ocorreram.

O texto publicado na internet diz: "Os leões da Al Qaeda lançaram (...) um novo ataque contra o Estado judeu disparando dez foguetes (...) das terras muçulmanas do Líbano sobre alvos judeus".

Nesta segunda-feira, mísseis Katyusha disparados do Líbano atingiram a cidade israelense de Kiryat Shmona. O disparo dos foguetes desencadearam uma violenta resposta do Exército israelense, que atacou um local que abrigaria uma base do grupo extremista palestino Frente Popular para a Libertação da Palestina, em território libanês. Não ficou claro, no comunicado, se os membros da Al Qaeda assumiram esse ataque.

Essa é a primeira vez que a rede Al Qaeda reivindica um atentado realizado contra Israel, a partir do Líbano.

A veracidade do documento ainda não verificada. De acordo com a agência de notícias Reuters, fontes da segurança israelense questionaram a reivindicação.

De acordo com a Reuters, membros do Exército israelense disseram que, para que esse comunicado seja verídico, teria que ser verdade o fato de que a Al Qaeda "um virulento grupo anti-xiita" teria "penetrado no coração" do Hizbollah, grupo extremista que recebe o apoio sírio e iraniano, pró-xiita.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques contra Israel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página