Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2005 - 13h31

Evo Morales chega a Havana e é recebido com honras por Fidel Castro

Publicidade

da Folha Online

O presidente recém-eleito da Bolívia, Evo Morales, 46, chegou nesta sexta-feira a Havana, capital de Cuba, onde foi recebido com honras de chefe de Estado pelo presidente Fidel Castro. Essa é a primeira viagem internacional do boliviano após sua eleição, ocorrida no último dia 18.

Morales chegou às 10h10 em Cuba (7h10 de Brasília) no aeroporto internacional José Martín, a 20 quilômetros de Havana, a bordo de um avião fretado pelo governo cubano. Além de Castro, o vice-presidente Carlos Lage, o presidente do Parlamento de Cuba, Ricardo Alarcón, o ministro das Relações Exteriores Felipe Pérez Roque, e o deputado e intelectual argentino Miguel Bonasso.

Castro, vestido com um uniforme verde-oliva e Morales se abraçaram logo depois que o presidente boliviano saiu do avião. A guarda de honra e a banda de música das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba (FAR) receberam o visitante.

Mais de cem jovens bolivianos que estudam na Escola Latino-Americana de Medicina, em Cuba, também deram as boas-vindas ao governante.

Morales escolheu Cuba como primeira escala de uma viagem internacional que ainda tem como pontos de parada a Espanha, França, Holanda, África do Sul, China e Brasil. Ele assume o poder oficialmente em 22 de janeiro próximo.

Em comunicado, o governo cubano afirmou nesta sexta-feira que mantém "excelentes vínculos" com o Movimento al Socialismo (MAS), partido político de Morales, e ressaltou o fato de a visita do boliviano acontecer a dois dias do aniversário da revolução cubana.

O presidente boliviano deve se reunir ainda hoje com Castro e outros membros do governo cubano. O líder retorna na manhã deste sábado à Bolívia, para passar o Ano Novo com seus familiares.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre Evo Morales
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página