Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2005 - 18h02

Desorganização provoca quarto adiamento de eleições no Haiti

Publicidade

da Associated Press, em Por-au-Prince

Membros do comitê eleitoral do Haiti, sob alegação de atrasos e desorganização, disseram nesta sexta-feira que as eleições nacionais previstas para o próximo dia 8 terão que serão adiadas pela quarta vez.

As eleições legislativas e presidencial --a primeira desde a rebelião que expulsou o presidente Jean-Bertrand Aristide-- estavam previstas para novembro, mas foram adiadas três vezes.

Atrasos na distribuição de 3,5 milhões de cartões de identificação para votar, centros de votação desorganizados e problemas com o cadastro de eleitores foram as principais razões para o mais recente adiamento, disse Rosemond Pradel, o secretário-geral do Conselho Provisório Eleitoral do Haiti.

"Publicamente, a data oficial ainda é o dia 8 de janeiro, mas em privado, todos sabem que não será desta vez, e que provavelmente não seremos capazes de anunciar uma nova data", afirmou ele, durante uma entrevista por telefone.

Max Mathurin, "chairman" do Conselho Provisório Eleitoral, disse que a entidade vai se reunir com líderes políticos para explicar a situação e discutir uma nova data.

Mathurin afirmou à AP que as eleições seriam remarcadas "tão logo quanto for possível realisticamente" mas evitou predizer quando.

Há 35 candidatos para presidente e centenas de outros para as 129 cadeiras do legislativo nas próximas eleições. Os vencedores devem substituir um governo interino instalada após a saída de Aristide em fevereiro de 2004.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página