Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2005 - 08h47

Explosões matam ao menos sete pessoas no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Pelo menos sete pessoas morreram e várias ficaram feridas em diferentes ataques registrados no Iraque neste sábado. Na cidade de Khalis, ao norte de Bagdá, cinco pessoas morreram quando uma bomba explodiu em frente à sede do partido Islâmico Iraquiano.

O partido representa a corrente muçulmana sunita, que é minoria no Iraque. A polícia acredita que o atentado tinha como alvo integrantes do partido. O explosivo teria sido detonado quando um carro passou por cima dele.

Em Bagdá, dois policiais morreram em ataques contra suas patrulhas. No bairro de Waziriyah, uma bomba explodiu e abriu uma cratera na rua.

Além disso, um capitão da polícia e dois civis teriam sido seqüestrados por um grupo de homens armados na cidade de Tikrit (180 quilômetros ao norte de Bagdá), reduto do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, segundo a rádio iraquiana.

Num outro episódio, a polícia encontrou os corpos de cinco pessoas assassinadas com um tiro na cabeça.

Na sexta-feira, pelo menos cinco pessoas morreram e 23 ficaram feridas em duas explosões no centro de Bagdá, de acordo com as autoridades iraquianas.

A polícia não confirmou a causa das explosões, mas acredita-se que a primeira foi provocada por um carro-bomba e a segunda, por um disparo de morteiro.

As novas ações de violência no Iraque coincidem com a crise política desatada no país pela rejeição de sunitas e xiitas laicos dos resultados das eleições parlamentares do último dia 15, que deram a vitória aos grupos políticos curdos e xiitas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre ofensivas dos EUA no Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página