Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2006 - 09h33

Governo francês põe fim a estado de emergência

Publicidade

da France Presse, em Paris

O governo francês divulgou nesta terça-feira um decreto que coloca um fim ao estado de emergência, em vigor em todo o país desde 9 de novembro passado, após a onda de violência que explodiu nos subúrbios de Paris.

Esse estado de exceção expirava teoricamente no próximo dia 21, mas devido à calma reinante nas últimas semanas, o presidente Jacques Chirac anunciou ontem que o estado de emergência seria suspenso de forma antecipada.

O presidente francês tomou a decisão logo após as festas de fim de ano, durante as quais o governo tomou uma série de ações preventivas, para evitar a volta da violência. No entanto, o número de incidentes não foi diferente ao registrado em ocasiões anteriores.

A onda dos violentos protestos começou em 27 de outubro último em um subúrbio de Paris, quando dois jovens --que teriam sido perseguidos pela polícia-- se esconderam dentro de um transformador de energia e morreram eletrocutados.

As manifestações se espalharam pelo país, e de acordo com autoridades francesas, jovens franceses de origem africana eram os principais autores das ações.

A onda de violência, que ocupou as primeiras páginas da imprensa internacional, deixou à mostra as deficiências do modelo de integração francês e mostrou um lado desconhecido do país europeu, segundo vários analistas.

Leia mais
  • Onda de violência na França levanta questões sobre política social

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a violência na França
  • Veja mapa com as regiões afetadas
  • Veja imagens da violência na capital francesa
  • Leia o que já foi publicado sobre distúrbios na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página